sexta-feira, 12 de novembro de 2010

OPERAÇÃO CARCARÁ PRENDE MAIS TRÊS NA BAHIA

Notícia postada em 12/11/2010
Carcará prende mais três na Bahia
Autor: Redação Bocão News
A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quinta-feira (11) mais três pessoas envolvidas no esquema de fraude em licitações, que foi desbaratado pela “Operação Carcará”, deflagrada na quarta-feira.  Com isso, sobe para 43 o número de presos, entre eles prefeitos e funcionários ligados às administrações municipais. A polícia ainda tenta cumprir mais três mandados de prisão.

De acordo com a PF, apenas os prefeitos estão encarcerados na sede do órgão, os demais permanecem no Complexo Penitenciário da Mata Escura, em Salvador à disposição da Justiça.

Os acusados também vão responder por desvios de verbas de merendas escolares, compra de medicamentos e execução de obras públicas. Auditorias realizadas pela Controladoria Geral da União (CGU) conseguiram comprovar prejuízos estimados em R$ 65 milhões aos cofres públicos, mas a PF acredita que o volume desviado pode ser muito maior, alcançando algo em torno de R$ 300 milhões.

No primeiro dia da ação, foram presos sete prefeitos: Ivanilton Oliveira (PSDB), de Cafarnaum; Everaldo Caldas (PP), de Elísio Medrado; Joyuson Santos (PSDB), de Utinga; Agnaldo Andrade (PT do B), de Santa Terezinha; Antonio Miranda Junior (PMDB), de Aratuípe; Marcos Araújo (PR), de Lençóis; e Raimunda dos Santos (PSDB), de Itatim.

A PF informou, ainda, que investiga as prefeituras de Ibicoara, Brejões, Cândido Sales, Iraquara, Bonito, Santo Estevão, Lamarão, Molungu do Morro, Souto Soares, Castro Alves, Lafayete Coutinho, Palmeiras e Cravolândia.

Todos os envolvidos, após prestarem depoimentos à PF, poderão responder por crimes como peculato e emprego irregular de verbas públicas, corrupção ativa e passiva, modificação ilegal do contrato ou pagamento antecipado, estelionato, formação de quadrilha e fraude a licitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário