A lei brasileira deveria ser muito mais rigorosa com todos os tipos de crimes e contravenções.Deveriam ser construídas milhares de novas cadeias para se fazer uma verdadeira limpeza na sociedade.
A crise é muito mais de caráter do que econômica.Muitos fatos corroboram com esta tese.Existem muitas pessoas pobres que preferem ter uma atividade simples, como catar papelão, do que virar ladrão ou estelionatário ou homicida ou praticar qualquer tipo de crime.
As mais avançadas pesquisas em psicologia, psiquiatria forense, neurociências e genética só reafirmam o que certos especialistas do comportamento humano já sabiam: as bases biológicas do comportamento humano existem e comprovam que as causas de muitos crimes e condutas anti-sociais, ilegais,imorais e inadequadas são,em parte,fundamentadas por questões biológicas que os intelectuais de esquerda "sonhadores,utópicos e ingênuos" não podem negar.
As causas sociais existem, mas são interrelacionadas com as biológicas e com as psicológicas. O ser humano é um ser biopsicossocial.Assim, a educação é parte da solução, mas não é toda a solução. Muitas pessoas possuem personalidades mais agressivas, impulsivas, incapazes de empatia e de um bom convívio social.Muitas sentem prazer em dominar e são sádicas. E estes traços de personalidade e de conduta possuem raízes biológicas.
Negar que existem certas influências biológicas no comportamento humano é ignorar os mais novos avanços nas ciências biológicas, na psicologia, na psiquiatria, nas neurociências e na genética. É muita ignorância adotar reducionismos antropológicos, sociológicos, filosóficos, pedagógicos, jurídicos,economicistas,etc.
Assim, o argumento de construir mais escolas e menos presídios tanto no curto, quanto no médio e longo prazo para solucionar ou diminuir a criminalidade (pois existem vários tipos de violência que infelizmente, ainda não são tipificados como crimes) é utópico, ingênuo, ineficaz, ineficiente e nada prático.
É um argumento de pessoas "boazinhas", bem intencionadas, mas não muito inteligentes e não muito racionais, pois não funciona na prática, principalmente no curto prazo.
Não sou contra construir mais escolas.Elas são muito necessárias, mas são insuficientes para diminuir a criminalidade.
Devemos atuar nas duas pontas sem preconceitos ideológicos irracionais.Devemos atuar tanto nas causas quanto nas conseqüências.
Devemos atuar nas duas pontas sem preconceitos ideológicos irracionais.Devemos atuar tanto nas causas quanto nas conseqüências.
Devemos construir milhares de novos presídios de segurança máxima com muitas celas individuais, milhares de reformatórios para crianças e adolescentes infratores, centenas de novos manicômios judiciários,adotar a pena de morte em alguns casos,adotar a prisão perpétua em muitos casos,aumentar todas as penas e diminuir todos os benefícios existentes atualmente para todos os presos e criminosos,inclusive acabar com o direito a diminuição da pena ,o regime semi-aberto e aberto e restringir os direitos dos réus primários de acordo com a gravidade do crime.
Caso seja homicídio ou qualquer outro crime hediondo, os réus primários não deveriam ter certos direitos tais como responder em liberdade.Deveria ser preso imediatamente.
Lei Branda e tolerante não é inteligente e só estimula a impunidade e ao aumento da criminalidade.Sejamos realistas: a punição primeira e real é a privação de liberdade.Agora, se o preso irá se ressocializar ou não é uma outra questão muito complexa e de resultados positivos muito limitados. Depende muito da vontade individual de cada preso querer melhorar, mas como não sou ingênuo não acredito em ressocialização em massa!
Talvez alguns melhorem, mas a maioria não.Veja o índice de criminosos reincidentes! A partir do segundo crime em diante, a recuperação é muito mais difícil.A cada novo crime praticado aumenta-se mais ainda a probabilidade de nova reincidência.
Sejamos realistas e parem de sonhar "pseudos intelectuais de esquerda" metidos a "bonzinhos" somente para agradar os mais pobres e ignorantes e com pouca escolaridade.Santificar estes não é sinal de inteligência.
As ciências e as filosofias estão em busca da verdade e nem sempre ela é agradável.A verdade pode doer, mas funciona.
Não devemos satanizar os "pobres" e "ignorantes", mas também não devemos satanizar os não-pobres e os não-ignorantes!
Não devemos satanizar os "pobres" e "ignorantes", mas também não devemos satanizar os não-pobres e os não-ignorantes!
Todos os seres humanos (independente de classe social, etnia, crença religiosa, nacionalidade, etc) são apenas humanos. Nem a mais e nem a menos.Não somos nem santos e nem demônios, mas podemos melhorar o nosso comportamento individual e social com inteligência e dentro da lei. Mas, como aqui não é o paraíso, as punições se fazem necessárias.
Assim, analisar profundamente é sempre necessário e não basta só criticar.Devemos apresentar soluções práticas e agir também.
Alguém pode sugerir mais soluções inteligentes para combater à criminalidade?
Nenhum comentário:
Postar um comentário